A cruz coroada dos Estudantes da Bíblia é maçônica?

A cruz coroada não é um símbolo exclusivamente maçônico, nem se origina da Maçonaria. É tradicionalmente um símbolo cristão, usado por muitas outras igrejas, bem como na heráldica.

O uso pela Maçonaria:

O símbolo está associado à Maçonaria por ser o emblema dos Cavaleiros Templários, que representam o mais elevado grau no Rito de York. Trata-se de um símbolo do grupo moderno de Cavaleiros Templários (que não reivindicam uma herança da ordem medieval).

Tal grupo, diferente de outros ramos na Maçonaria, é composto exclusivamente por maçons cristãos, daí as razões para adotarem um símbolo que remeta apenas ao Cristianismo. (Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cruz_coroada)

O uso pelos Estudantes da Bíblia:

FB_IMG_1439603186896
Tradicional cruz coroada dos Estudantes da Bíblia

Os Estudantes da Bíblia usam a cruz coroada como lembrete de que, para ganharmos a coroa da vida (imortalidade), precisamos levar a cruz de Cristo (sofrimentos, negar-se a si mesmo) até o fim de nossa caminhada na Terra. Ao contrário do que se acredita, a cruz coroada não foi adotada pelo Irmão Russell por causa de seu suposto envolvimento com a Maçonaria, mas sim pela marcante influência causada nele pelo clássico livro cristão, “No Cross, No Crown” (Sem a Cruz, Não Há Coroa) de William Penn, publicado em 1807. William Penn foi também o ilustre fundador do Estado da Pensilvânia, EUA, onde o primeiro grupo dos Estudantes da Bíblia foi formado, na cidade de Allegheny.

8592463601_067f46a6d6_b
Charles Taze Russell é considerado uma figura histórica pelo Estado da Pensilvânia

NOTA: a cruz coroada dos Estudantes da Bíblia é diferente em estilo de todas as outras cruzes coroadas, inclusive a usada pela pelos Cavaleiros Templários. Entre as diferenças podemos citar que ao redor dela há uma guirlanda atada com um laço vermelho na base, também um símbolo de vida e vitória.

Observamos que outros grupos religiosos também usam a cruz coroada, como, por exemplo, a Ciência Cristã:

 

Cross and Crown on cover of 1881 Science and Health
Cruz coroada conforme usada pela Ciência Cristã em 1881. Afirmar que Russell era maçon só porque usava a cruz coroada é o mesmo que afirmar que os membros da Ciência Cristã são Estudantes da Bíblia só porque também usam a cruz coroada.

Por fim, é importante notar que, diferentemente de alguns grupos religiosos, os Estudantes da Bíblia usam a cruz coroada apenas como um símbolo ou lembrete de um conceito claramente bíblico (1 Cor. 1:18, 9:27; Mat. 16:24) mas jamais prestam qualquer ato de adoração a ela, algo que seria idolatria.

Pesquisa adicional, em inglês: https://ctrussell.wordpress.com/2010/11/23/masonconnect/

3 comentários sobre “A cruz coroada dos Estudantes da Bíblia é maçônica?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s