Será que foi o Pastor Russell que teve a ideia de construir uma pirâmide no cemitério em que foi enterrado?

Alguns afirmam que o Pastor Russell, fundador dos Estudantes da Bíblia (não das Testemunhas de Jeová), teve ele mesmo a ideia de construir uma réplica da Grande Pirâmide de Gizé no lote da Sociedade onde alguns Estudantes da Bíblia proeminentes deveriam ser enterrados.

A história prova que A IDEIA NÃO FOI DE RUSSELL! Vejam o que dizem os seguintes trechos selecionados do Souvenir Report of the Bible Student’s Convention, de 1919:

1919 Souvenir Report of the Bible Student's Convention (Rutherford)_02
Relatório Souvenir da Convenção dos Estudantes da Bíblia de 1919
1919 Souvenir Report of the Bible Student's Convention (Rutherford)_01
As declarações sublinhadas mostram o verdadeiro mentor e propósito do monumento em forma de pirâmide
  1. Visitamos a obra em mármore e observamos os artífices esculpindo, devagar e firme, o monumento que será erigido para servir de memorial para a Sociedade.
  2. O Monumento em Forma de Pirâmide foi concebido pelo Irmão Bohnet e aceito pelo Irmão Russell como sendo o emblema mais apropriado para um monumento duradouro no terreno da Sociedade no cemitério.
  3. Cada face da pirâmide ficará de frente para um dos grandes lotes sepulcrais e em cada uma dessas faces será talhada uma Bíblia do Mestre em alto-relevo de 4 polegadas (10 cm) em cujas páginas aparecerão os nomes das pessoas ali enterradas. O espaço para a sepultura de Rutherford foi indicado, e seu nome, assim como o nome do Irmão Russell, aparecerão no topo de páginas opostas das Bíblias. Um espaço na Bíblia foi reservado para os nomes dos Peregrinos todos a serem enterrados em um único lote de 48 sepulturas, de modo que todos os seus nomes aparecerão na mesma Bíblia.

CONSIDERAÇÕES:

Como vimos, o objetivo da réplica da Grande Pirâmide de Gizé era servir de memorial, ou marco comemorativo, para a Sociedade, não para apenas o Irmão Russell. Vimos que o design, ou projeto, para a pirâmide partiu de um tal de Irmão Bohnet, não do próprio Russell. Embora o documento afirme que Russell aprovou o projeto, muitos Estudantes da Bíblia atuais acreditam que essa informação pode ser duvidosa, visto que Russell era contrário ao uso extravagante de recursos financeiros da Sociedade. Rutherford, porém, era conhecido por sua extravagância e exagero, bem como megalomania. É sabido que gostava de desfilar de caríssimos Cadillacs (tipo de carro) numa época em que os Estados Unidos estavam mergulhados na Grande Depressão.

1928_Judge_Rutherford_Cadillac
O JUIZ iniciando sua viagem de 700 milhas até a Convenção de Detroid. Rutherford era conhecido por sua extravagância e modos arrogantes.

Outro ponto que corrobora a tese de que a ideia da construção da pirâmide pode ter partido somente de Bohnet e de Rutherford, é o fato de que Rutherford deixa claro que seu próprio nome apareceria em destaque no topo da página de uma das Bíblias entalhadas na pirâmide. Veja que o foco dado ali era para o próprio Rutherford, tendo o nome de Russell sido mencionado em segundo lugar!

Se hoje não vemos o nome de Rutherford inscrito na pirâmide é porque depois do fiasco de 1925, ele abandonou completamente a ideia de que a Grande Pirâmide de Gizé é o altar de testemunho no meio do Egito, mencionado em Isaías 19:19.

Mesmo que seja verdade que o Irmão Russell tenha aprovado a construção da pirâmide, observamos que o propósito da mesma era servir de memorial para a Sociedade Torre de Vigia, e até mesmo os nomes dos Peregrinos (representantes viajantes) seriam homenageados ali. Russell jamais teve a intenção de ter um memorial erguido exclusivamente em sua homenagem, algo que seria bem contrário à índole humilde e despretensiosa daquele homem.

Jpeg
Uma das faces da pirâmide com a Bíblia do Mestre em alto-relevo, onde os nomes de colaboradores da Sociedade seriam inscritos.

VEJAM TAMBÉM:

4 comentários em “Será que foi o Pastor Russell que teve a ideia de construir uma pirâmide no cemitério em que foi enterrado?

Adicione o seu

    1. O documento que citamos apenas afirma que, a ideia original era que o nome Rutherford também fosse gravado naquela pirâmide, quando ele falecesse. Mas ele não foi enterrado ali. Segundo a revista americana Time, de 4 de maio de 1942, Rutherford foi enterrado em Rossville, Nova York, em Staten Island.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: