Cobrir a cabeça e orar

  • As mulheres  devem cobrir a cabeça nas reuniões? Podem orar nas eclésias? 

Já indicamos* que o Sumo Sacerdote que tipificava Cristo, o Sumo Sacerdote de nosso Ofício, entrava sozinho com a cabeça descoberta quando estava em trajes sacerdotais; e que todos os sub-sacerdotes, que tipificavam a Igreja, “o Sacerdócio Real”, usavam coberturas de cabeça chamadas de “tiaras”. O ensino desse tipo, ou figura, está de pleno acordo com o que acabamos de ver, pois, nas reuniões da Eclésia da Nova Criação, o Senhor, o Sumo Sacerdote antitípico, é representado pelos irmãos, ao passo que a Igreja, ou o Sacerdócio Real, é representada pelas irmãs, sobre as quais o apóstolo Paulo declara que devem, de modo similar, usar uma cobertura de cabeça para indicar a mesma lição – a sujeição da Igreja ao Senhor. O apóstolo Paulo detalha isso em 1 Coríntios. 11:3-7,10-15.

* Sombras do Tabernáculo dos Sacrifícios Melhores, p. 36. (em inglês)

Visto que o apóstolo Paulo menciona que os cabelos longos de uma mulher são dados por natureza como uma cobertura, alguns concluíram que ele não quis dizer nada além do que isso; mas o versículo 6 mostra claramente o contrário – que ele queria dizer que as mulheres não só deveriam deixar seus cabelos crescerem conforme permitisse a natureza, mas, além disso, deveriam usar uma cobertura, que no versículo 10 ele diz ser um sinal, ou reconhecimento simbólico, de se estar sujeito ou sob a autoridade do homem; simbolicamente ensinando que toda a Igreja está sob a lei de Cristo. O registro do versículo 4 parece, à primeira vista, estar em conflito com a exigência de que as mulheres devem manter silêncio nas eclésias. Nosso pensamento é que, no serviço geral da Igreja as mulheres não devem ter parte pública, mas nas reuniões sociais de oração e testemunho, e não de doutrina, não há objeção quanto às irmãs participarem com a cabeça coberta.

Com relação a esse assunto de perpetuar o recobrimento típico das cabeças pelas irmãs, o apóstolo Paulo o encoraja, mas não o declara como um mandamento divino. Pelo contrário, ele acrescenta: “Se alguém quer ser discutidor [sobre o assunto] nós não temos tal costume [lei expressa na Igreja].” Não deve ser considerado um assunto vital; embora todos os que buscam fazer a vontade do Senhor devam estar atentos a isso, bem como em outros aspectos, a partir do momento em que discernem sua adequação como um símbolo. As palavras “por causa dos anjos” parecem referir-se aos anciãos escolhidos da Igreja, que representam especialmente o Senhor, a Cabeça, nas eclésias. – Apo. 2:1

*   *   *

Resumindo, sugerimos que a interpretação mais liberal possível seja dada às palavras do apóstolo inspirado respeitando o alcance da liberdade das irmãs nos assuntos da Igreja. Nosso julgamento disso fica então assim: –

(1) As irmãs têm a mesma liberdade que os irmãos na questão da eleição dos servos da Igreja – os Anciãos e os Diáconos.

(2) As irmãs não podem servir como anciãos ou mestres na Igreja, pois, diz o apóstolo Paulo: “Não permito à mulher que ensine.” (1 Tim. 2:12, TB) Isso, entretanto, não precisa ser entendido como um impedimento para as irmãs participarem de reuniões que não sejam de ensino ou pregação; tais como reuniões de oração e de testemunho, estudos bereanos, etc, porque o Apóstolo diz que se ela orar ou profetizar (falar) deve ser com a cabeça coberta, representando que reconhece o fato de que o Senhor, o Grande Mestre, é especialmente representado pelos irmãos. (1 Coríntios 11:5, 7, 10) Essa participação não precisa ser considerada ensinamento; pois, nem os irmãos que participam são mestres; conforme diz o apóstolo Paulo: “São todos os mestres?” Não, os mestres ou Anciãos são especialmente escolhidos, embora sempre dentre os homens. Efé. 4:11; 2 Tim. 2:24; 1 Cor. 12:28, 29


Volume 6, A Nova Criação, páginas 271-272 (Estudo Cinco: A Organização da Nova Criação, em inglês)

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