Tomem cuidado com “organização”

Os Estudantes da Bíblia são um Movimento religioso formado em meados de 1870 pelo Pastor Russell, mas, em si, não somos uma religião.

Isso porque nosso amado Irmão Russell e seus associados fizeram um estudo profundo e não dogmático da Bíblia, redescobrindo verdades fundamentais que haviam sido abandonadas pela maioria das religiões cristãs.

Entre essas verdades, destacamos:

• Que Deus não é uma Trindade: Jeová, o Pai, é o Todo-Poderoso. Jesus é o Filho de Deus, não o Deus-filho. O Espírito Santo não é uma pessoa, mas meramente uma força, que procede do Pai e de Jesus.

• Que o chamado celestial, embora feito a toda a humanidade a partir da vinda de Jesus, efetivamente visa escolher apenas um “pequeno rebanho”, isto é, 144 mil que serão Reis e Sacerdotes no céu. No céu haverá também uma Grande Multidão (Apo. 19:1), mas os dois grupos juntos ainda é bem menor que os bilhões da humanidade.
  • Que a esperança da humanidade é uma segunda chance na Era Milenar, quando a Terra for restaurada a um paraíso e Israel, a nação, for restabelecida como representante terrestre do Reino.

Essas verdades fundamentais os levou a se separarem de outras religiões, mas, ainda assim, permaneceram uma associação livre de irmãos na fé, sem um governo central, obedecendo apenas à Cristo como cabeça e às ordens inspiradas dos Apóstolos, registradas na Bíblia. Também respeitamos os que atualmente tomam a liderança entre nós, mas sempre colocando a Palavra de Deus, não a de homens, em primeiro lugar.

Sobre formar outra religião ou mesmo uma “organização”, nosso amado Irmão Russell nos aconselhou:

“Tome cuidado com ‘organização’. É totalmente desnecessário. As regras da Bíblia são as únicas regras das quais você precisa. Não tente aprisionar a consciência de outros, e não permita que outros aprisionem sua consciência. Acredite e obedeça até o ponto em que pode entender a Palavra de Deus hoje, e, assim, continue a crescer na graça, no conhecimento e no amor, dia a dia.” — A Torre de Vigia de Sião, 15 de setembro de 1895