Presciência Divina

Tanto os Estudantes da Bíblia, quanto as Testemunhas de Jeová, acreditam que Deus pode usar, seletivamente, seu poder de presciência, isto é, de ver o futuro antes de este acontecer. No entanto, os Estudantes da Bíblia crêem que Jeová usou este poder por ocasião da criação de Adão e Eva e, portanto, sabia que eles pecariam. Já as Testemunhas de Jeová dizem que não, que Deus não sabia que Adão e Eva pecariam e nem poderia saber, pois seria hipócrita da parte de Deus dar uma ordem que Ele saberia que seria desobedecida. 

Os Estudantes da Bíblia não veem contradição alguma nisso, pois, outras ordens de Deus foram dadas quando Ele sabia que seriam desobedecidas. Por exemplo, muitas leis foram dadas à nação de Israel, mas Jeová sabia que eles não conseguiriam guardá-las com perfeição. Isso não faz de Deus hipócrita, pois era verdade que quem as guardasse perfeitamente viveria. Tanto é que Jesus guardou perfeitamente as leis e tinha direito à vida. Consequentemente, Adão e Eva, se tivessem usado o livre-arbítrio de modo correto, certamente viveriam. O fato de Deus saber o que eles fariam não muda a veracidade da promessa de Deus, de que viveriam se obedecessem.

Visto que Deus sabia o que ocorreria, para os Estudantes da Bíblia, Deus usou esse conhecimento para elaborar um majestoso Plano Divino, que, no decorrer das Eras, ensina à humanidade as consequências de suas más escolhas e seleciona um pequeno rebanho que, por fim, e junto com Jesus, levará a humanidade de volta à perfeição.
Já no entendimento das Testemunhas de Jeová, Deus não sabia o que ia acontecer. Foi pego de surpresa com a rebelião de Satanás e de Adão e Eva, e depois, elaborou um mero plano de contingência visando remediar as consequências do pecado.

A “Tabela das Eras” ilustra o Plano Divino para trazer a humanidade em plena harmonia com Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s