Quando se cumprem os “últimos dias” e os eventos sobrenaturais de Atos 2:17-20?

“17E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, Que derramarei do meu espírito sobre toda a carne; Vossos filhos e vossas filhas profetizarão, Vossos mancebos terão visões, E sonharão vossos anciãos;

18 E sobre os meus servos e sobre as minhas servas Derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

19 Mostrarei prodígios em cima no céu E sinais em baixo na terra; Sangue, fogo e vapor de fumo.

20 O Sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.” 

— Atos 2:17-20

Os “últimos dias” de Atos 2:17, que menciona a profecia de Joel 2:28, começaram a se cumprir no Pentecostes, segundo a aplicação feita pelo próprio apóstolo Pedro. Nos versículos precedentes vemos que a multidão, ao ter visto os sinais milagrosos causados pelo Espírito Santo, a princípio achavam que os discípulos estavam “embriagados”. Daí, Pedro indica que eles estavam testemunhando o cumprimento de Joel 2:28: “Mas CUMPRE-SE o que dissera o profeta Joel…” (Atos 2:16, ACF)

Naturalmente, em quase toda profecia precisamos separar as partes simbólicas das literais. Teria havido escurecimento literal do Sol naqueles dias? E da Lua? Sabemos que, pelo menos no caso do Sol, por ocasião da morte de Jesus, houve escurecimento literal: 
“Era já quase a hora sexta e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona.” (Lucas 23:44)
Assim, Joel 2:28 se cumpre literalmente no primeiro século em pelo menos três  aspectos importantes: o derramamento do Espírito Santo, sinais milagrosos nos céus e as profecias e visões. (Sabemos que muitos na Igreja do primeiro século profetizavam e tinham visões.)
Mas seriam os “últimos dias” apenas lá no primeiro século? Sabemos que muitas outras coisas ainda não se cumpriram. Ainda não vemos, por exemplo, a manifestação de Jesus e o fim da maldade.
Entendemos,  então, que Joel 2:28 terá um cumprimento muito mais amplo no futuro, nos últimos dias da Era Evangélica.
Há um comentário interessante do Irmão Russell, em que ele, aplicando o conceito de dias de mil anos, aplica a expressão “últimos dias” ao “quinto e sexto dia de mil anos  dois últimos dias de mil anos da grande semana”. [i.e., de sete mil anos] (NS202:2) 
Os Estudantes da Bíblia crêem, de modo geral, que a aplicação de Joel 2:28 não se restringe ao primeiro século. Isso porque a profecia também fala que o Espírito seria derramado “sobre TODA carne”. O Pastor Russell sugere que isso só poderia se cumprir em escala maior durante a Era Milenar. (T88; E217, 220, 239; R5452:4)
Após a segunda vinda de Cristo. (R4308:2)

Apresentamos o acima como sugestões, e não dogma. Precisamos estar sempre atentos ao cumprimento de profecias, ao passo que os eventos se desenrolam diante de nosso olhos, literais ou do entendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s