Já que a Bíblia pode ser alterada, é possível ser cristão e não aceitar toda ela como inspirada?

A própria Bíblia diz que ela é passível de ser alterada:

“Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” (Provérbios 30:5, 6)


“Eu, João, aviso solenemente aos que ouvem as palavras proféticas deste livro: se alguma pessoa acrescentar a elas alguma coisa, Deus acrescentará ao castigo dela as pragas descritas neste livro. E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a sua parte da Cidade Santa.” (Apocalipse 22:18, 19) 


Se é assim, será que é possível ser cristão e não aceitar toda a Bíblia?  

Isso vai depender do que a pessoa entende  ser realmente algo inspirado e parte genuína da Bíblia. Sabemos que partes da Bíblia foram de fato alteradas: removidas, acrescentadas ou mesmo mudadas. Isso é uma realidade. Mas também é uma realidade que é possível descobrir onde tais alterações ocorreram. Os eruditos que estudam o assunto de Canonicidade e Variações Textuais dizem que, considerando o volume da obra, o tempo decorrido e os métodos de cópias usados, as alterações são mínimas e, na maior parte das vezes, em  trechos não impactantes. Também, visto que temos um grande volume de manuscritos, é possível, pela comparação entre eles, encontrar os erros. Há também os livros chamados “apócrifos”, que nunca realmente fizeram parte da Bíblia. Esses devem ser rejeitados. 

Mas, no que diz respeito ao “cânon” da Bíblia, isto é, os livros verdadeiramente inspirados, é preciso aceitá-los. Alguém que não aceita a Bíblia na inteireza não pode ser um cristão completo, pois:

TODA a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.” — 2 Timóteo 3:16



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s